Prefeito culpa engenheiro por desabamento de construção em Buenos Aires

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Mauricio Macri, o prefeito de Buenos Aires (Argentina), afirmou nesta terça-feira (10) que a culpa pelo desabamento de um prédio, ocorrido na tarde de ontem, cabe ao engenheiro e à construtora responsáveis pela obra.

O edifício em construção desmoronou sobre um prédio comercial vizinho, onde funcionava uma academia de ginástica e lojas de roupas, deixando pelo menos um morto e 11 feridos. Os bombeiros continuam as buscas por vítimas que estariam ainda sob os escombros.

“Houve uma grande imperícia do engenheiro a cargo da obra”, declarou o prefeito em coletiva de imprensa.

Segundo Macri, a construtora teria iniciado escavações sem respeitar o plano da obra, colocando em risco os prédios vizinhos.

O engenheiro em questão, Guillermo Heyaca Varela, disse lamentar o ocorrido, mas negou que tenha havido irresponsabilidade.

“Macri mente”, afirmou Varela, em entrevista à Radio 10. “Tenho muitos anos de profissão e fiz as coisas com o maior cuidado possível e cumprindo com todos os planos”.

O incidente aconteceu perto da esquina entre a avenida Triunvirato com a rua Mendoza, duas vias de grande circulação de pedestres e veículos no bairro de Villa Urquiza, zona norte da capital argentina. O caso será investigado na Justiça.

Nas horas seguintes ao acidente, 11 pessoas foram retiradas dos escombros e encaminhadas para o hospital. Hoje, os bombeiros informaram que foi identificado ainda no local o corpo de um homem de 37 anos de idade, morto por causa do acidente. Pelo menos duas outras pessoas continuam desaparecidas.

Segundo o jornal argentino "Clarín", houve 11 desmoronamentos de edifícios na Argentina desde 2007.

*Com as agências internacionais e os jornais "La Nación" e "Clarín"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos