Com previsão de alta amanhã, Lugo está bem-humorado e confiante, diz assessor

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, mantém o bom-humor e o otimismo no tratamento para a cura do câncer linfático. O secretário-geral da Presidência da República paraguaia, Miguel Angel Lopes Perito, disse ontem (10) que os exames prosseguem no ritmo esperado e que a previsão é de que Lugo deixe o hospital amanhã (12).

"Os exames estão indo bem e o presidente Fernando Lugo se encontra animado, colaborando com os médicos e brincando com o pessoal do hospital", disse Perito. Segundo ele, as informações técnicas sobre os exames serão fornecidas apenas pelo Sírio-Libanês.

O secretário acrescentou que "o mais importante, a responsabilidade desta viagem, é que o presidente esgote todos os exames para obter com precisão absoluta [o diagnóstico e o tratamento adequados] para a sua saúde".

Lugo está sendo acompanhado em São Paulo pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Frederico Costa, Yana Novis e Júlio César Marinho. Indiretamente também participam os médicos Antônio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico do Sírio-Libanês, e Riad Younes, diretor clínico da instituição.

Lugo chegou ontem (10), por volta das 14h15, ao hospital, onde passará por uma bateria de exames por causa do diagnóstico de linfoma que recebeu de médicos em seu país. De acordo com Hoff e Kalil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está muito preocupado com a saúde de Lugo, pretendia conversar, por telefone, com o paraguaio.

Ontem, depois de participar de reunião ministerial, o chanceler Celso Amorim, mencionou o tratamento de Lugo em São Paulo. O presidente viajou em um avião cedido pelo governo brasileiro. “[É um] chefe de Estado estrangeiro, de país amigo, que precisa de apoio”, afirmou. Ao ser queestionado sobre o empréstimo do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Lugo, o chanceler disse que não vê nada de extraordinário nisso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos