Presidente do Congresso colombiano encontra-se com Chávez para ampliar relações diplomáticas

Da Agência Brasil
Em Brasília

O presidente do Congresso da Colômbia, Armando Benedetti, chega hoje (15) a Caracas, capital da Venezuela, em mais uma iniciativa para a normalização das relações diplomáticas entre os dois países. Ele terá reuniões com o presidente Hugo Chávez, com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e com a presidente do Congresso local, Cilia Flores.

No dia 22 de julho, o governo da Colômbia apresentou, em uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), denúncia sobre a suposta existência de 87 acampamentos e de 1,5 mil guerrilheiros colombianos em território venezuelano. Após as acusações, o presidente Hugo Chávez anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o governo colombiano.

Uma série de gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, possibilitou que Chávez e o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se encontrassem para discutir o conflito. No último dia 10 de agosto, Chávez e Santos anunciaram o reatamento das relações diplomáticas, logo depois de negociações realizadas na localidade colombiana de Santa Marta.

O presidente do Congresso colombiano, Armando Benedetti, disse à Agência Bolivariana de Notícias (ABN) que sua visita tem o objetivo de proporcionar melhor clima político entre os dois congressos, uma vez que eles são essenciais ao "restabelecimento da confiança entre a Venezuela e a Colômbia, países irmãos, e entre seus presidentes". No próximo dia 20, o chanceler Nicolás Maduro vai se encontrar com a chanceler colombiana Maria Ángela Holguin. O local do encontro ainda não está decidido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos