Empresa americana encontra petróleo no norte de Moçambique

Eduardo Castro

Correspondente da EBC<br>Na África

O Ministério dos Recursos Minerais de Moçambique confirmou que a empresa americana Anadarko Petroleum Corporation detectou a existência de petróleo na Bacia do Rio Rovuma, no norte do país. O óleo foi localizado a 30 quilômetros da costa do Oceano Índico, entre os distritos de Palma e Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, que faz divisa com a Tanzânia.

Segundo a ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias, ainda não foi apurado se a descoberta tem viabilidade comercial. A expectativa é de que os estudos complementares fiquem prontos ainda neste ano.

O óleo está a mais de 5 mil metros de profundidade, o equivalente à camada pré-sal da costa brasileira e foi localizada no terceiro furo feito pela empresa. No primeiro, já havia sido detectada a presença de gás natural, no mês de maio. No total, seis perfurações devem ser feitas.

Outras três companhias fazem pesquisas no setor em Moçambique: ENI de Itália, Petronas da Malásia e a Statoil da Noruega. O governo estuda propostas para a instalação de mais uma empresa no país.

A Anadarko Petroleum Corporation atua em Moçambique desde 2006 e já investiu US$ 300 milhões nas operações. No fim de julho, a companhia anunciou outra descoberta de petróleo na África, nas águas profundas da costa de Gana, na região de Owo, no Oceano Atlântico. A Anadarko também faz estudos para localizar petróleo em formações geológicas parecidas em outros pontos da costa, entre Gana, a Costa do Marfim, Serra Leoa e a Libéria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos