Atingida por tempestade tropical, Guatemala recebe ajuda internacional

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

Em estado de emergência, a Guatemala, atingida pela tempestade tropical Agatha, recebeu hoje (24) ajuda da Organização Internacional para as Migrações (OIM), ligada às Nações Unidas. Inicialmente, 900 pacotes com suprimentos de primeira necessidade serão distribuídos às vítimas. O objetivo é atender a cerca de 2.400 famílias afetadas pela forte chuva que atinge o país desde o mês passado.

As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU). A tempestade tropical Agatha foi a primeiro da temporada de furacões deste ano e atingiu a Costa do Pacífico na Guatemala em 29 de maio, deixando aproximadamente 100 mil desabrigados.

O porta-voz da agência OIM, Jared Bloch, afirmou que as operações de apoio à população da Guatemala incluem a assistência médica, a reconstrução de dez edifícios públicos e mais abrigos de emergência.

Segundo Bloch, na próxima etapa serão distribuídos “enlatados, utensílios de cozinha, colchões, travesseiros, cobertores e agasalhos”. O porta-voz afirmou ainda que as principais vítimas são famílias indígenas, o que inclui a questão cultural e étnica que deve ser respeitada.

No fim de maio, a Guatemala declarou estado de emergência por causa das consequências da tempestade tropical Agatha. A situação se agravou ainda mais com a erupção do Vulcão Pacaya, também em maio, totalizando 14 mortos no país. Na tentativa de buscar soluções mais imediatas, a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala dividiu o país em 20 microrregiões para o atendimento às vítimas. Não há por enquanto um número exato de mortos, desabrigados e desalojados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos