Brasileiro acusado de fazer propaganda religiosa no Egito deve ser extraditado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Brasileiro preso no Egito não faz contato com familiares desde a semana passada

O ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (25) que o operador de turismo Dagnaldo Pinheiro Gomes, de 36 anos, preso no Egito, deve ser extraditado. A posição do governo egípcio de admitir a extradição foi passada para a embaixada brasileira no Cairo. De acordo com o Itamaraty, o estado de saúde dele é bom. Dagnaldo Pinheiro Gomes foi detido pelas autoridades egípcias no dia 17, acusado de proselitismo religioso. A prática é proibida no país africano, um Estado laico de maioria muçulmana.

Ontem a noiva do guia, Mariângela Vale, disse que recebeu um telefonema de Gomes na quarta-feira da semana passada, em que ele contou que havia sido detido no dia anterior com outras duas turistas brasileiras. Ele não disse por que havia sido preso. As turistas já foram liberadas. "O motivo da prisão é desconhecido. Essa é a nossa preocupação", disse Mariângela na ocasião. Segundo ela, ele aparentava estar tranquilo.

"Esperávamos que tudo se resolvesse rapidamente, pois ele fala árabe. Mas já são seis dias que não temos notícias dele", disse a noiva.

O operador de turismo mora há sete anos no Cairo. Ele é o representante no Egito da agência de turismo Orientur, de Guarulhos (SP), e acompanha grupos de turistas que visitam o país. Segundo Renata Freire, da Orientur, Gomes tem visto de trabalho até 2012 e estava regular no país.

A informação obtida pela agência de turismo é que Gomes teve seu carro revistado quando visitava as pirâmides e que foram encontrados folhetos cristãos, que poderiam ser proibidos. Amanhã, familiares e amigos de Gomes terão uma audiência na Embaixada do Egito, em Brasília, para tratar do caso.

*Com informações de agências internacionais e da Folha.com

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos