Fidel dará aula a universitários para advertir sobre ameaças de uma guerra nuclear

Renata Giraldi
Da Agência Brasil
Em Brasília

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro vai dar amanhã (3) uma aula para os estudantes universitário do país, na Universidade de Havana – a mais tradicional do país. Na aula, ele fará um alerta sobre o risco de uma guerra nuclear. Segundo Fidel, o objetivo é que os universitários tenham consciência das ameaças e consequências causadas por um eventual conflito nuclear mundial.

As informações são do jornal oficial cubano, o Granma. A aula de Fidel será transmitida pelas redes estatais de televisão Cubavisión e Cubavisión Internacional, além das emissoras oficiais Rádio Havana Cuba e Rádio Rebelde.

No último dia 7, Fidel discursou na Assembleia Nacional de Cuba. Em um discurso de menos de meia hora, o cubano afirmou que o único capaz de evitar esse risco é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo ele, um conflito dessa ordem levará à morte “instantânea” de milhares de pessoas, inclusive de norte-americanos.

“Um homem terá de tomar uma decisão solitária. É o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”, afirmou Fidel, na presença dos parlamentares.

Nos últimos meses, Fidel intensificou as críticas às sanções impostas ao Irã por parte da comunidade internacional. Desde junho, o Irã sofre restrições de parte da comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, por suspeitas de que o seu programa nuclear esconda a produção de armas atômicas. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações.

Fidel elogiou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em negociar um acordo de paz e a suspensão das medidas restritivas ao país.

O ex-presidente cubano está afastado do governo desde 2006, quando foi substituído no cargo pelo irmão Raúl Castro. Fidel renunciou para cuidar da saúde. O ex-presidente cubano ocupa a função de segundo-secretário do Partido Comunista de Cuba. Nos últimos meses, ele voltou a aparecer em público e tem participado de eventos sociais. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos