Após renúncia coletiva, presidente do Peru escolhe novo primeiro-ministro

Renata Giraldi

Da Agência Brasil<br>Em Brasília

O presidente do Peru, Alan García Pérez, anunciou hoje (14) que o atual titular do Ministério da Educação, José Antonio Chang, será o novo primeiro-ministro do país. García e Chang são antigos aliados políticos e a nomeação ocorre dois dias após a renúncia de um grupo de ministros. A renúncia coletiva foi motivada por dois fatores: as eleições de 10 de abril de 2011 e divergências nas propostas encaminhadas pelo governo para defesa nacional e segurança.

No começo desta semana o ex-primeiro-ministro Javier Velasquez pediu demissão para se dedicar à campanha presidencial. Ele é candidato. Pelas leis eleitorais do Peru, García não pode concorrer nas próximas eleições. Hoje, o presidente elogiou a competência do ex-assessor. As informações são da Presidência da República do Peru.

Após a posse, no final da tarde de hoje, Chang anunciará os nomes dos novos ministros, segundo informou o presidente García, em entrevista coletiva concedida nesta manhã. As divergências no governo envolvem mudanças no julgamento de sentenças envolvendo policiais e militares no país. Pela proposta encaminhada, a ideia é acelerar os processos em até um ano e meio. No Peru há denúncias de militares envolvidos em crimes de violação de direitos humanos.

A outra discussão é em torno do decreto que ratifica a adesão do Peru à Convenção Internacional sobre Crimes Contra a Humanidade. Há, ainda, controvérsias em torno da proposta de Orçamento do país enviada ao Congresso. Uma das sugestões é o fim do sistema de pensões destinado aos militares da reserva. O sistema em vigência permite que, ao ir para a reserva, o militar obtenha um ganho financeiro. Pela proposta, isso será eliminado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos