Efe

Mineiros no Chile

Túnel foi desobstruído e "plano B" para resgate dos mineiros deve voltar a funcionar

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

O chamado “plano B” para resgatar os 33 mineiros soterrados na mina San José, no Chile, deve voltar a funcionar entre hoje e amanhã. Na madrugada desta terça-feira (14), foi possível retirar a peça que impedia o avanço da perfuradora T-130, o que congelou o plano por quatro dias.

A peça da máquina, que obstruía a passagem, quebrou ao se chocar contra um objeto de ferro, quando já tinha ultrapassado os 268 (de um total de 630) metros de profundidade.

A notícia foi bem-recebida pelos familiares dos trabalhadores, que temiam que o bloqueio pudesse causar o cancelamento definitivo do "plano B".

Com a volta da máquina à ação, de acordo com a previsão  original, a perfuração inicial deverá alcançar o local onde se encontram os mineiros no final da próxima semana. Após essa etapa, o túnel perfurado deverá ser alargado para permitir a retirada dos mineiros.

Enquanto isso, o "plano A", nome dado ao trabalho realizado pela broca Strata 950, já chegou a 268 metros de profundidade (de 700 no total). A máquina que realizará o “plano C” ainda está sendo instalada e deverá começar seus trabalhos no dia 20 de setembro.

Ontem, as equipes de resgate descartaram o "plano D", sugerido por Miguel Fort, especialista assessor da operação. O plano previa retirar os mineiros pela chaminé de ventilação com o uso controlado de dinamite, mas o risco de novos desabamentos e do agravamento da situação afastou a alternativa.

*Com agências internacionais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos