País "médio" do mundo, Moldova tem expectativa de vida de 69,9 anos

Do UOL Notícias

Em São Paulo

A república da Moldova, na Europa Oriental, é o país que mais se aproxima da média mundial de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo ranking divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a lista, a média mundial do índice é de 0,624, valor bem próximo ao obtido pela Moldova, 0,623, na 99ª posição do ranking que lista 169 países do globo. Outros países que se aproximam da média global são Botsuana, um pouco acima (nota de 0,633) e Mongólia, um pouco abaixo (0,622).

No pequeno país europeu, com 3,6 milhões de habitantes e próximo à Ucrânia e à Romênia, a expectativa de vida ao nascer é de 69,9 anos -- este é um dos indicadores usados pela ONU para compor o IDH.

Os outros indicadores usados pela ONU para compor o IDH são de educação e renda. Nos indicadores de educação, a Moldova apresentou média de anos de estudo da população adulta (25 anos ou mais) de 9,7 anos e número esperado de anos de estudos de 12 anos -- este último mede a expectativa de vida escolar, ou seja, o tempo que uma criança ficará matriculada, se os padrões atuais se mantiverem ao longo de sua vida escolar.

A Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, indicador usado para medir riqueza, na Moldova chegou a 3.149 dólares. Anteriormente, a ONU usava o PIB (Produto Interno Bruto) per capita como indicador de renda. A troca pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, segundo o órgão, foi porque a RNB também leva em conta recursos enviados ou recebidos do exterior — é uma maneira de captar melhor as remessas vindas de imigrantes, excluir da conta o envio de lucro para o exterior das empresas e computar a verba de ajuda humanitária recebida pelo país, por exemplo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos