Topo

Brasileiros resgatados chegam a Tóquio; missão deve ser repetida em dois dias

Do UOL Notícias

Em São Paulo

16/03/2011 12h28

Os 25 brasileiros entre operários, bolsistas e técnicos que foram retirados de áreas afetadas pelo terremoto e tsunami no Japão chegaram a Kamisato, região de Tóquio, na tarde desta quarta-feira (16), madrugada no Brasil.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, dois ônibus foram usados no resgate, que trazia ainda outros estrangeiros que vivem no Japão, além de uma van com água e mantimentos.

O grupo foi retirado de Fukushima, região onde explosões e incêndios em uma usina nuclear ameaçam aumentar a emissão de radiação e colocam em risco a saúde da população local. O raio de evacuação da população nas proximidades da usina nuclear imposta pelas autoridades japonesas está em 30 quilômetros.

Ainda de acordo com o Itamaraty, há informações de outros brasileiros ainda estão na região afetada. Por isso, a operação de resgate nas regiões de Sendai e Fukushima deve ser repetida na sexta-feira (18). Segundo o ministério, o número de brasileiros que ainda estaria nessas áreas é desconhecido.

“A comunicação precária está dificultando esse trabalho, por isso até sexta-feira as pessoas tem tempo para saber da operação e conseguir deixar a região”, informou o Itamaraty.

O consulado está trabalhando em regime de plantão desde a última sexta-feira. Os brasileiros que necessitam de algum tipo de assistência podem mandar e-mail para assistencia@consbrasil.org. Os casos de emergência são atendidos pelos telefones 03-5488-5665 (a partir do Brasil, ligação para 00-XX-81-3-5488-5665) e 090-6949-5328 (a partir do Brasil, ligação para 00-XX-81-90-6949-5328). Veja aqui mais formas de procurar informações.

Internacional