Terremoto no Japão

Água em Tóquio já está com níveis normais de concentração de iodo

Da Agência Brasil
Em Brasília

 

O nível de iodo radioativo na água da torneira em Tóquio voltou hoje (24) a ficar abaixo do limite legal. A constatação é das autoridades japonesas, que advertiram que 23 bairros da capital estavam ameaçados, assim como cinco cidades da região metropolitana da capital. As autoridades informam que a taxa de iodo em Tóquio baixou de 79 becqueréis por quilograma na estação de tratamento de Kanamachi (no departamento de Katsushika).

O limite máximo de iodo estabelecido é 100 becqueréis por quilo para que os bebês não sofram riscos nem ameaças. Ontem (23), a concentração de iodo radioativo chegou a 210 becqueréis, levando as autoridades a desaconselhar que fosse dada às crianças água da torneira.

A prefeitura de Tóquio, com 13 milhões de habitantes, está localizada a 250 quilômetros a sudoeste da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi - onde houve explosões e vazamentos nucleares após o terremoto seguido de tsunami no último dia 11.

Pelos dados oficiais, o número de mortes em decorrência da catástrofe chega a 9.700 pessoas, enquanto 16.501 estão desaparecidas.

*Com informações da Agência Lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos