Terremoto no Japão

Voluntários invadem área evacuada na região da usina de Fukushima para resgatar cães

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

Dezenas de voluntários japoneses deixaram de lado as recomendações das autoridades japonesas para resgatar os cães que estavam em uma área próxima à usina nuclear de Fukushima, evacuada devido ao risco de contaminação radioativa.

O resgate ocorreu no último final de semana e foi organizado depois que o jornal “Asahi Shimbun” publicou uma foto que mostrava cães perdidos em uma área perto da usina, na cidade costeira de Minami Soma, em Fukushima.

“Meu coração tremeu. Eles se pareciam com o meu cão. Comecei a procurá-los na hora”, disse Etsumi Ogino, 56, que é voluntária em um abrigo de animais na província de Chiba.

Ao ver a foto no jornal, Ogino entrou em contato com um grupo de voluntários do Sheltie Rescue, para organizar o resgate dos cães. Pessoas de diferentes localidades --incluindo a capital, Tóquio-- se ofereceram para ajudar. Os voluntários usaram um macacão de vinil para tentar se proteger dos risco da radiação.

Os primeiros cães foram encontrados em uma estação de trem de Odaka. “Eles estavam esperando pelo dono”, disse Tamiko Nakamura, uma das voluntárias.

Ao todo, 20 cães foram resgatados e levados a uma clínica veterinária na província de Kanagawa. O dono dos animais preferiu não revelar sua identidade, mas segundo a voluntária, ficou “extremamente feliz”.

*Com informações da Associated Press e MSNBC

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos