Topo

Cidade americana tem apenas uma moradora

Do UOL Notícias*<br>Em São Paulo

05/05/2011 07h00

Elsie Eiler, de 77 anos, é a moradora mais inteligente, rica, bonita, jovem, velha e interessante de Monowi, uma cidadezinha no interior do Nebraska, nos Estados Unidos. Ela também é a única habitante do município.

Monowi nasceu na década de 30 com cerca de 150 habitantes. A estrada de ferro local, que liga Norfolk, em Nebraska, a Winner, na Dakota do Sul, trouxe fazendeiros e suas famílias. Mas a mecanização tirou os pequenos agricultores do negócio. Além disso, o fechamento da estrada de ferro em 1971 decretou o início da morte da cidade.

De acordo com o censo no ano passado, a cidade é a única dos Estados Unidos a só ter uma habitante. Em 2000, duas pessoas viviam na cidade. No entanto, o outro morador, Rudy, marido de Elsie, morreu em 2004.

“Provavelmente, temos o recorde de queda de população. De um censo a outro diminuímos em 50% nossa população”, brinca Elsie. 

A moradora tem um restaurante na cidade, que, aliás, é o único estabelecimento comercial do município. Ela serve algumas refeições por dia para os viajantes que passam pela estrada que corta Monowi.  A cidade também tem uma biblioteca com 5.000 livros e que, obviamente, é pouquíssimo visitada. 

Elsie conseguiu manter a cidade de Monowi viva para o governo. Hoje, ela se considera prefeita da cidade. “Eu sou tudo. E nem precisa de eleição, pois eu seria a única eleitora”, conta. 

Quando seu marido morreu, Elsie ficou famosa justamente por se tornar a única moradora da cidade. Isso atraiu turistas. “Todos que visitam o município são curiosos. Gosto deles, são bem amigáveis”, diz.

Por Elsie, Monowi terá apenas uma moradora, provavelmente, até sua morte, quando a cidade irá desaparecer. “Eu quero continuar aqui até o fim”, conta.

*Com informações da agência Reuters