Terremoto no Japão

Reator da usina nuclear de Fukushima para de funcionar

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O sistema de refrigeração do reator 5 da usina nuclear de Fukushima parou e os trabalhos para colocá-lo em funcionamento novamente estão em andamento, informou a Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina japonesa.
Segundo a agência local "Kyodo", as bombas que injetam água no reator e nas piscinas de combustível da unidade 5 pararam no sábado. Na manhã de hoje a temperatura aumentou: dos 68ºC no reator e 41ºC graus na piscina de combustível para 87 e 44 graus, respectivamente.


O reator 5 e o 6 são os únicos que não sofreram problemas graves após o terremoto e posterior tsunami que atingiram o Japão no dia 11 de março. Desde então eles se mantinham em "parada fria", o que indica que estavam estabilizados e refrigerados por uma corrente interna de água.

O reator 5 estava conectado à rede elétrica externa e não sofreu explosões ou incêndios, como no caso das unidades 1, 2, 3 e 4, nem danos no seu prédio.

Os engenheiros da Tepco esperam retomar a funções de refrigeração da unidade 5 em algumas horas e não acreditam que vá acontecer um aumento muito rápido da temperatura do núcleo do reator ou das piscinas de combustível usado.

Tufão
No sábado (28), a Tepco reconheceu que a central não está totalmente preparada para as fortes chuvas que são esperadas na região, o que pode aumentar os vazamentos radioativos.

As previsões meteorológicas indicam que neste domingo e na segunda-feira haverá fortes precipitações com a chegada do segundo tufão da temporada, o Songda, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

"Nos esforçamos ao máximo, mas não pudemos completar os trabalhos para cobrir os edifícios dos reatores. Nos desculpamos pela falta de medidas suficientes contra ventos e chuva", disse a Tepco.
A empresa espalhou na área agentes que fixam pó e escombros para evitar que o material radioativo seja transportado pelo ar ou pela chuva ao exterior.

 

*Com  agências internacionais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos