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Gol e TAM retomam voos para Buenos Aires e Montevidéu

Do UOL Notícias

Em São Paulo

2011-06-14T16:58:14

2011-06-14T21:26:34

14/06/2011 16h58Atualizada em 14/06/2011 21h26

A Gol e a TAM retomaram na tarde desta terça-feira os voos para Buenos Aires, nos aeroportos internacionais de Ezeiza e Aeroparque Jorge Newbery, e para Rosário, na Argentina, e também para Montevidéu, no Uruguai. A Aerolíneas Argentinas também confirmou que retomou os voos com origem na capital argentina desde as 20h. Os voos desta terça-feira haviam sido cancelados devido à nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue.

  • Arte UOL

    Localização do vulcão chileno Puyehue

Segundo a Gol, a decisão de retomar os voos foi tomada depois que a consultoria ambiental e meteorológica contratada pela empresa informou que “a densidade da nuvem nas áreas a serem sobrevoadas, hoje, é cem vezes menor que o limite internacionalmente aceito para que se realizem operações aéreas. Desta maneira, a Gol encontrou condições de retomar decolagens seguras”, diz o comunicado divulgado pela companhia.

A empresa já começou a contatar clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail, para informar sobre a retomada dos voos. Os passageiros que estão no Brasil podem obter informações no número 0300-115-2121. Os que estão na Argentina devem ligar para o 0810-266-3232 e os que estão no Uruguai podem entrar em contato com a empresa pelo número 5098-2403-8007.

A TAM também retomou seus voos para Montevidéu e Buenos Aires desde as17h desta terça. Confira os voos confirmados pela companhia:

VooOrigem/DestinoHorário*
PZ 705Assunção - Buenos Aires/Aeroparque - Rio de Janeiro/Galeão17h10
PZ 700Rio de Janeiro/Galeão - Buenos Aires/Aeroparque - Assunção17h48
JJ 9374Montevidéu - São Paulo/Guarulhos18h
JJ 8008São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza20h40
JJ 8044São Paulo/Guarulhos - Montevidéu20h25
JJ 8002Rio de Janeiro/Galeão - Buenos Aires/Ezeiza21h02
JJ 8006São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza22h46
PZ 703 (15.06)Assunção - Buenos Aires/Aeroparque - Rio de Janeiro/Galeão7h15
  • *Horários de Brasília

A assessoria da TAM disponibilizou telefones para os passageiros que desejam obter informações sobre o seu voo ou remarcá-lo. Quem está no Brasil deve ligar para o 4002-5700 (capitais) ou 0800-570-5700 (demais localidades). Os usuários na Argentina podem ligar para o 0 810 333 3333; no Chile para o 56 2 6767 900; no Paraguai devem ligar para o 595 21 659 5000; e quem está no Uruguai deve entrar em contato com o 000 4019 0223.

A Aerolíneas Argentinas afirmou no final da tarde que a partir das 20h vai retomar todos os seus voos com origem em Buenos Aires. Estão confirmados os voos com destino a São Paulo (AR 1224, às 20h30),  Miami (AR 1302, às 23h25), México (AR 1384, às 22h10), Madri (AR 1132, às 23h15) e o voo AR 1182, com destino a Sidney, com escala em Auckland, marcado para as 2h30 da madrugada. Este último voo, segundo a companhia, está sujeito à melhora das condições meteorológicas na Nova Zelândia.

Já a companhia chilena Lan manteve a decisão de cancelar todos os seus voos com origem ou destino para a capital argentina.

No Uruguai, o aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, está aberto e cabe às companhias aéreas decidirem se vão ou não decolar e pousar no local. No Brasil, a Tam e a Pluna decidiram retomar os voos para a capital uruguaia na manhã desta terça.

Pelo menos 33 voos internacionais foram suspensos em Guarulhos, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Campinas nesta terça-feira (14), de acordo com a Infraero.

Ainda hoje, a nuvem de cinzas do vulcão chileno deixou a região de Porto Alegre e, agora, concentra-se em Caxias do Sul (RS), Santa Maria (RS) e Florianópolis (SC), indica o último boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (VAAC), instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul.

Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o relatório também aponta que a nuvem está mais baixa, a cerca de 1.000 metros. O VAAC informou que a emissão de fumaça pelo vulcão vem perdendo força progressivamente.

DIREITOS DO PASSAGEIRO

Assistência material, em casos de atraso, cancelamento ou preterição, a partir do horário previsto para o voo1h – telefone ou internet disponível;
2h – alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas);
4h – Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
ReacomodaçãoImediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. Passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem.
InformaçãoCompanhia deve informar direitos do passageiro e motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações).
ReembolsoPara o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4h, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário).
  • Observação: a norma é válida para todo o território brasileiro, independentemente da nacionalidade da empresa aérea.
  • Fonte: Anac

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