Topo

Vice-presidente dos EUA cita Bin Laden e diz que ataque despertou "gigante adormecido"

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

2011-09-11T11:32:28

11/09/2011 11h32

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, discursou durante a cerimônia realizada neste domingo (11) no Pentágono, em Washington, para lembrar as vítimas mortas pelo ataque do terceiro avião em 11 de setembro de 2001.

“Bin Laden jamais poderia imaginar que as 3.000 pessoas [mortas nos ataques] inspirariam 3 milhões de pessoas a vestirem seus uniformes e defender os Estados Unidos”, afirmou o vice-presidente em menção aos americanos que se alistaram ao Exército após os ataques.

“Não tinham ideia do gigante adormecido que poderiam enfrentar. Provamos que somos capazes de enfrentar qualquer coisa”, completou Biden.

Centenas de pessoas fizeram um minuto de silêncio no Pentágono. Ao todo, 184 pessoas morreram quando o voo AA77, o terceiro sequestrado, colidiu contra um dos setores do prédio do Departamento de Defesa às 9h37 no horário local (10h37 de Brasília).

A banda de música da Marinha interpretou o hino "Amazing Grace" após o minuto de silêncio em lembrança aos mortos.

Entre os presentes no espaço criado em memória das vítimas –um simples parque com 184 bancos, um para cada óbito do Pentágono–, estavam inúmeras personalidades políticas, como o presidente da Câmara de Representantes, John Boehner.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve comparecer ao Pentágono às 15h30 (16h30 de Brasília) para depositar flores no local do impacto do avião.

*Com informações da agência EFE

Mais Internacional