Topo

Lula recebe título de doutor "honoris causa" pela sétima vez nesta terça

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

27/09/2011 07h00

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornará, no início da tarde nesta terça-feira (27), o primeiro latinoamericano a receber o título de doutor "honoris causa" pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris.

O instituto, conhecido como "Sciences Po", foi fundado em 1871 e premiou apenas 16 personalidades desde então. A homenagem será entregue na capital francesa. Desde que deixou a Presidência da República, Lula já recebeu, de outras instituições, seis vezes o título.

Nesta segunda-feira (26), Lula foi recebido com honras de chefe de Estado pela guarda republicana francesa. O presidente do país, Nicolas Sarkozy, o recebeu na porta do palácio do Eliseu.

"Durante seu mandato, Lula iniciou vários programas sociais inovadores, promoveu o desenvolvimento econômico de seu país e deu ao Brasil um papel expressivo no cenário internacional", destacou o "Sciences Po" em comunicado.

O encarregado de fazer o discurso de nomeação do ex-presidente brasileiro será Jean-Claude Casanova, que além de ser membro do "Sciences Po", dirige a Fundação Nacional de Ciências Políticas da França.

Lula considerou que "esta recompensa, mais do que um sinal de reconhecimento pessoal, é uma homenagem ao povo brasileiro, que durante os últimos oito anos fez de forma pacífica e democrática uma verdadeira revolução econômica e social".

Em Salvador, onde o ex-presidente foi homenageado na semana passada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a chegada de Lula foi tumultuada com protestos de cerca de cem estudantes ligados ao Diretório Central da UFBA. Eles cobravam que o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no país deveria subir para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

*Com informações da agência EFE

Mais Internacional