Topo

EUA vão retirar todas as suas tropas do Iraque até o final de 2011, anuncia Obama

Do UOL Notícias

Em São Paulo

21/10/2011 14h56Atualizada em 21/10/2011 15h34

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (21) que o governo norte-americano vai retirar todas as tropas do Iraque até o final do ano.

“Conversei há pouco o Maliki [ Nuri al-Maliki, premiê do Iraque] e os Estados Unidos vão manter seu compromisso de retirar todas as suas tropas do Iraque até o fim de 2011”, afirmou Obama, em discurso na Casa Branca, em Washington.

Os dois países negociavam se os EUA deixariam no Iraque alguns militares que estão treinando as forças locais, ou se todas as tropas deveriam partir até 31 de dezembro. O maior obstáculo, que levou ao fracasso das negociações, dizia respeito à imunidade legal para as tropas norte-americanas que permaneceriam no país.

“Hoje posso dizer nossas tropas no Iraque estarão definitivamente em casa para as festas de fim de ano”, reiterou o presidente, acrescentando que a decisão faz parte de um período de transição no Iraque. “Após nove anos, a guerra no Iraque está terminada.”

Obama também mencionou a guerra no Afeganistão, iniciada em 2001, e voltou a dizer que os Estados Unidos planejam retirar todas as tropas do país árabe até 2014.

A guerra no Iraque começou em março de 2003, com a invasão dos Estados Unidos ao país, e terminou oficialmente em agosto de 2010.

Mais Internacional