Topo

Simulação no México derruba avião para estudar impacto de acidente aéreo; assista

Queda de avião no deserto do México para documentário do Discovery Channel sobre os impactos do acidente - Reprodução
Queda de avião no deserto do México para documentário do Discovery Channel sobre os impactos do acidente Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/04/2012 16h40

Um Boeing 727 caiu no deserto mexicano em nome da segurança na aviação. A queda do avião faz parte de um documentário do Discovery Channel e do Channel 4 sobre os efeitos de uma aterrissagem forçada tanto na aeronave quanto nas pessoas.

Dentro da aeronave, que pode transportar até 17 passageiros, estavam apenas manequins e câmeras internas para filmar a sequência. O documentário deve ser exibido ainda neste ano --o vídeo abaixo foi feito por um cinegrafista amador.

Veja o momento em que o avião cai no deserto

A ideia dos cientistas é estudar a resistência da fuselagem do avião e da cabine, bem como os impactos do acidente no corpo humano. De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", essa é a primeira vez em quase 30 anos que um experimento científico se vale da queda de um avião --a última vez foi em 1984, quando a Nasa se uniu ao departamento de aviação dos EUA para abater um Boeing 720 no deserto de Mojave, na California (EUA).

Sanjay Singhal, produtor executivo do documentário, disse que a ideia é aprimorar a segurança aos passageiros. “Nunca foi tão seguro voar, mas queremos usar isso como uma oportunidade de fornecer dados científicos que possam ajudar a melhorar a segurança dos passageiros em casos extremamente raros, quando um acidente aéreo catastrófico ocorre”, disse.

"Este foi um feito extraordinário que envolveu até 300 pessoas no local, incluindo equipe de produção, pilotos, especialistas, bombeiros e equipes da polícia”, completou.

O avião caiu em uma área despovoada do deserto de Sonora, no México, local escolhido após uma extensa pesquisa. (Com informações do Daily Mail)

Mais Internacional