Topo

Lugo é eleito líder da coalizão de esquerda do Paraguai

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

31/08/2012 14h25

Destituído do poder há mais de dois meses, o ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo foi eleito hoje (31) o novo líder da coalizão de esquerda no país. A escolha envolveu representantes de 20 partidos políticos. A primeira reunião da coalizão está marcada para o dia 2 (domingo), em Assunção, capital paraguaia.

A pauta do encontro inclui o processo de impeachment que levou à saída de Lugo do governo, o projeto político da esquerda paraguaia e a campanha para as eleições de 21 de abril de 2013. Lugo indicou que pretende lançar-se candidato ao Senado. A Justiça Eleitoral do Paraguai, no entanto, ainda vai decidir se ele está proibido de concorrer à Presidência da República.

A coalizão será comandada por Lugo e a direção contará com mais seis integrantes. O conselho da coalizão pretende promover reuniões regulares a cada duas semanas e um comitê político será permanente.

A destituição de Lugo do poder levou a uma reação dos líderes políticos sul-americanos. O Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) até as eleições de 2013. Os líderes regionais consideram que o ex-presidente não teve tempo para se defender no processo de impeachment, que foi decidido em menos de 24 horas. (Com Prensa Latina)