Topo

Nos EUA, condenado tem execução cancelada após juiza descobrir que ele sofria abusos

O acusado de homicídio, Terrance Terry Williams. Ele teve a execução cancelada após uma nova informação surgir no caso - Associated Press
O acusado de homicídio, Terrance Terry Williams. Ele teve a execução cancelada após uma nova informação surgir no caso Imagem: Associated Press

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 15h17

Uma juíza da Filadélfia, nos EUA, voltou atrás na decisão de executar um homem acusado de homicídio ao descobrir que ele havia sido abusado sexualmente pela vítima. A execução estava marcada para a próxima quarta-feira, 3 de outubro.

Com isso, o acusado Terrance Terry Williams terá direito a uma nova sentença, embora a acusação continue a mesma, homicídio em primeiro grau.

A juíza M. Teresa Sarmina disse nesta sexta-feira (27) que os advogados de acusação não informaram as evidências que ligavam Terry à vítima, o químico Amos Norwood, que tinha 51 anos na época do crime. Os promotores negaram qualquer intenção de esconder o fato.

Williams, que matou Norwood três meses depois de completar 18 anos, sofria de abusos pela vítima desde os 13 anos. 

 

"A juíza Sarmina achou que o promotor fez jogo e tomou medidas sujas para vencer", disse Shawn Nolan, advogado de Williams, em nota.

Segundo a juíza, a ligação entre acusado e a vítima nunca foi comentada durante o julgamento do caso, em 1984, levando o júri a condenar o réu à pena de morte.

Ainda em 1984, Williams foi condenado pela morte de Herbert Hamilton, que segundo a polícia, também era um pedófilo. Por esse crime, ele foi condenado por homicídio de terceiro grau.

O caso teve grande repercussão nos EUA. Um grupo de apoiadores, o "Terry Williams Clemency", contesta há anos a condenação, alegando que a morte de Norwood, pela qual Williams foi condenado à morte, foi resultado do trauma causado pelos dois homens. A própria viúva de Norwood defende a revogação da execução de Williams.

As informações são da rede "NBC".