Topo

ONGs do Paraguai encaminham à OEA denúncias de violações direitos humanos

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

06/11/2012 09h23

ONGs do Paraguai encaminharam à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos) denúncias sobre casos de violações no país. As organizações apresentaram acusações de prisão arbitrária, perseguição a defensores dos direitos humanos e pessoas que protestaram contra o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho.

Também há queixas sobre a ausência de investigações sobre a morte de um líder político na cidade de Puentesino, além de demissões por motivos políticos, assim como propostas de recuos nas áreas de saúde e educação e denúncias de intimidação a jornalistas.

As ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição de Lugo. O presidente da CIDH, José de Jesús Orozco, recebeu representantes das organizações que detalharam as queixas encaminhadas. Participaram da reunião Rose Marie Antoine e María Claudia Pulido, da área de direitos humanos no Paraguai, entre outros.

Os representantes das organizações pediram que a CIDH defina medidas que levem à contenção dos casos de violação e restaurem o Estado de Direito e das instituições democráticas no país. O representante da OEA vai se reunir com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades públicas. Integrantes do governo negam irregularidades.  (Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina)