Ativistas pedem que garota paquistanesa baleada por talebans seja indicada ao Nobel da Paz
Milhares de pessoas assinaram uma petição para que a garota paquistanesa Malala Yousafzai, 15, seja indicada ao prêmio Nobel da Paz. A jovem, que foi baleada pelo Taleban por causa de um blog em que ela defendia o acesso de meninas à escola, faz tratamento na Inglaterra.
Até agora, Malala conta com o apoio de mais de 60 mil pessoas. A campanha foi lançada pelo site change.org, no Canadá, e conta com o apoio dos quatro principais partidos políticos do país. O comitê do Nobel recebe indicações para o prêmio até fevereiro.
Segundo Shahida Choudhary, que faz campanha no Reino Unido para pressionar o primeiro-ministro David Cameron para recomendar o nome de Malala para o comitê do Nobel, Malala fala em nome de todas as meninas do mundo que não têm direito de irem à escola.
“Se o prêmio Nobel da Paz for dado a Malala, será uma mensagem clara de que o mundo apoia os que defendem o direito de todos à educação”, afirmou.
Malala foi baleada em Mingora, no Paquistão, no último dia 9 de outubro, por membros armados do Taleban que pararam o ônibus escolar em que ela viajava.
A jovem, atingida no ombro e na cabeça, foi transferida para um hospital especializado no tratamento de soldados britânicos feridos no Afeganistão, em Birmingham, na Inglaterra. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.