Topo

Fotógrafo diz que tentou correr, mas não conseguiu salvar homem no metrô de Nova York

O fotógrafo R. Umar Abbasi, do New York Post, que fotografou um homem prestes a morrer atropelado por um trem no metrô de Nova York - Reprodução/New York Post
O fotógrafo R. Umar Abbasi, do New York Post, que fotografou um homem prestes a morrer atropelado por um trem no metrô de Nova York Imagem: Reprodução/New York Post

Do UOL, em São Paulo

05/12/2012 09h19Atualizada em 05/12/2012 10h52

O fotógrafo R. Umar Abbas, figura central da polêmica imagem que estampou a primeira página do  jornal The New York Post mostrando um homem a ponto de ser atropelado pelo metrô em Nova York, os EUA, usou o jornal para se defender e disse que esta sendo "condenado injustamente".

"A vítima estava tão longe de mim, eu já estava muito longe de alcançá-lo quando comecei a correr", escreveu Abbas em um texto publicado no Post nesta quarta-feira (5). "O trem atingiu o homem antes que eu pudesse chegar até ele, e ninguém mais tentou puxá-lo para fora", completou o fotógrafo.

Segundo Abbas, foram cerca de 22 segundos entre o tempo que ele viu o homem nos trilhos e o momento em que a vítima foi atingida pelo trem.

A foto causou polêmica e levou muitos leitores indignados a criticar a publicação da imagem e a questionar por que a ninguém tentou salvar a vítima, Ki Suk Han, 58. Ele foi empurrado da plataforma do metrô na segunda-feira (3), por um desconhecido, e acabou sendo atropelado.

Em nota, o jornal havia dito que Abbas usou os flashes da câmera na tentativa de chamar a atenção do condutor do trem para que ele parasse. 

"Eu comecei a correr, com minha câmera para cima. E continuei disparando e piscando, esperando que o maquinista iria ver algo e ser capaz de parar", diz Abbas.

O fotógrafo diz ainda que uma coisa chamou sua atenção: em nenhum momento o Han gritou por socorro.

Abbas só foi checar as fotos quando dois detetives foram ao seu escritório, buscar as imagens. "Eu nem sabia que tinha capturado as imagens em detalhe. Eu não podia olhar para elas. Não queria. Tudo o que eu consigo ouvir é o barulho do trem atingindo a cabeça dele [Han]: boom! boom! boom!", escreve.

Ele termina o texto dizendo aos que o criticaram que ele realmente não conseguiu salvar o homem. "A verdade é que eu não poderia chegar até esse homem, se eu pudesse, eu o teria feito. Mas o trem estava se movendo mais rápido do que eu poderia chegar".

Um suspeito de ter empurrado Han da plataforma foi detido nesta terça-feira pela polícia.