Topo

Estado de saúde de Mandela apresenta melhoras

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

13/12/2012 13h48

Internado há cinco dias devido a uma infecção pulmonar, o quadro de saúde do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, 94, apresenta melhoras.

A Fundação Mandela, responsável pelo legado do ex-presidente, informou em nota que ele “tem feito progressos nas últimas 24 horas e que [os médicos] estão satisfeitos” com sua resposta ao tratamento médico. As visitas a Mandela são limitadas e as informações são fornecidas pelo governo e pela fundação.

Mandela está internado desde o dia 8 no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa da África do Sul. O presidente sul-africano, Jacob Zuma, visitou Mandela e disse que ele se recupera. Zuma prepara para hoje a inauguração de uma estátua do ex-presidente no Aeroporto Internacional de Bloemfontein. Na inauguração, Zuma vai homenagear os heróis da libertação do país.

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba, apelido da sua tribo, ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.