Corte tailandesa sentencia ativista a 10 anos de prisão por insultar rei
A corte da Tailândia sentenciou nesta quarta-feira (23) a dez anos de prisão um ativista político que insultou o rei do país. A decisão provocou críticas de grupos de direitos humanos e da Uniçao Europeia.
O Tribunal Penal de Bangcoc determinou que Somyot Pruksakasemsuk violou leis de lesa-majestade da Tailândia, após publicar dois artigos satíricos em tom de crítica à monarquia na revista que edita, intitulada "A Voz do Oprimido".
Somyot, que chegou ao tribunal descalço com algemas nos tornozelos, planeja recorrer, disse o advogado Karom Polpornklang.
"O veredicto compromete seriamente o direito à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa", diz comunicado da União Europeia. "Ao mesmo tempo, afeta imagem da Tailândia como uma sociedade livre e democrática."
Leis tailandesas permitem que tribunais determinem penas de prisão para acusados de difamar, insultar ou ameaçar a família real.
"A decisão do tribunal parece ser mais sobre o forte apoio de Somyot para a alteração da lei de lesa-majestade do que sobre qualquer dano incorrido à monarquia", disse Brad Adams, diretor da ONG Human Rights Watch no continente asiático.
O rei tailandês Bhumibol Adulyadej, 85, é o monarca reinante há mais tempo no mundo todo.
O país aboliu a monarquia absoluta nos anos 30, e o rei exerce pouco poder político. Adulyadej foi formalmente coroado em 5 de maio de 1950 e é uma figura bastante popular e muito respeitada na Tailândia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.