Topo

Boca de urna aponta que Correa foi reeleito presidente do Equador

Do UOL, em São Paulo

17/02/2013 19h49Atualizada em 17/02/2013 21h38

O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito neste domingo (17) com margem suficiente sobre o segundo colocado para evitar a realização de um segundo turno, informam as pesquisas de boca de urna.

Correa recebeu 61% dos votos, contra 21% do ex-banqueiro Guillermo Lasso, segundo uma enquete da Opinión Pública, enquanto a Cedatos aponta uma vitória do atual presidente com 61,5%.

Correa comemorou esses números com abraços em seus colaboradores reunidos no Palácio de Carondelet, sede presidencial, e apareceu na varanda junto com seu candidato a vice, o ex-ministro Jorge Glas, e sua família.

Para evitar o segundo turno, o atual presidente tinha que ganhar pelo menos metade dos sufrágios válidos ou 40% deles com uma vantagem maior que dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado.

Favorito nas pequisas

As pesquisas de intenção de voto afirmavam antes do pleito que Correa possuía 64,1% das preferências, o que lhe garantiria uma vitória no primeiro turno.

Em segundo lugar, aparece o banqueiro Guillermo Lasso, com 16,4%, seguido pelo ex-presidente Lucio Gutiérrez, com 7,3%, de acordo com a pesquisa da consultora Market.

O economista Alberto Acosta, ex-aliado de Correa, detém 4,5% das intenções de voto, enquanto o magnata Álvaro Noboa possui 3,6% e o candidato Mauricio Rodas, 2,5%.

A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira e sábado, em 23 das 24 províncias do país, e possui uma margem de erro de 3%.

A Constituição do Equador impõe que, para ser reeleito em primeiro turno, o candidato precisa ter a metade dos votos válidos mais um, ou 40% dos votos com uma diferença de 10 pontos sobre o segundo colocado.

Neste domingo, Correa votou na escola San Francisco, em Quito, e pediu para os eleitores equatorianos "votarem com muita consciência, responsabilidade e infinito amor pela pátria".

"Vamos eleger nosso futuro no dia de hoje. Esta é uma verdadeira festa democrática, uma festa nacional, o destino está em nossas mãos", afirmou o mandatário, acompanhado de seu candidato a vice-presidente, Jorge Glas.

Ele deve esperar o resultado das eleições junto com membros de seu gabinete no Palácio do Governo, no centro de Quito. (Com agências internacionais)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Boca de urna aponta que Correa foi reeleito presidente do Equador - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional