Topo

Antes de deixar o Vaticano, Bento 16 posta último tuíte como papa

Papa emérito Bento 16 publica sua última mensagem no Twitter - Reprodução/Twitter
Papa emérito Bento 16 publica sua última mensagem no Twitter Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

28/02/2013 13h04Atualizada em 28/02/2013 18h23

Minutos antes de deixar o Vaticano, em seu último dia como papa, Bento 16 tuitou nesta quinta-feira (28) a última mensagem na sua conta no microblog Twitter. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida.", escreveu. O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou que a página oficial do papa na rede social ficará suspensa até a eleição do novo pontífice.

Como será a escolha do novo papa

  • Veja todos os passos do conclave

  • Os diferentes tipos de vestimenta

  • Número de católicos no mundo

A publicação aconteceu por volta das das 17h (13h no horário de Brasília) na conta @Pontifex, que possui versões em sete idiomas, incluindo português. Segundo Lombardi, o próximo papa vai decidir se continua ou não a usar a conta, aberta pelo Vaticano em 12 de dezembro do ano passado.

Ontem (27), Bento 16 tuitou uma mensagem onde enalteceu a "alegria de ser cristão". "Se todo mundo pudesse experimentar a alegria de ser cristão, ser amado por Deus que deu o filho Dele por nós!", postou.

Obediência Incondicional

Hoje pela manhã, ao se despedir dos cardeais no Vaticano, o papa Bento 16 disse que oferece ao futuro papa sua "obediência incondicional". "Entre vocês, do Colédio Cardenalício, está o futuro papa, a quem eu prometo meu respeito incondicional e obediência", afirmou.

Mais de cem cardeais da cúria vieram de Roma para se despedir do papa no que, possivelmente, será o último encontro deles com o pontífice antes do conclave, ainda sem data para acontecer.

A convocação oficial para os cardeais eleitores chegarem a Roma será enviada amanhã pelo Vaticano.

Saída

A saída do papa do Vaticano para Castel Gandolfo, no sul de Roma, aconteceu por volta das 16h30 (12h30 no horário de Brasília). Bento 16 foi conduzido de helicóptero até a residência de verão papal, onde permanecerá pelo próximos dois meses até o fim das reformas no convento Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Após desembarcar em Roma, o pontífice aparecerá na sacada de seu aposento para saudar os fiéis que forem recepcioná-lo no local.

A Sede Vacante [período em que o Vaticano fica sem papa] terá início às 20h. Neste período, as decisões administrativas do Vaticano ficam sob a responsabilidade do camerlengo Tarcisio Bertone.