Topo

Após 42 anos na floresta, pai e filho que fugiam da guerra do Vietnã voltam à civilização

Do UOL, em São Paulo

08/08/2013 14h38

Um vietnamita e seu filho viveram em uma floresta durante 42 anos e voltaram para a civilização nesta quarta-feira (7). Ho Van Thanh, 82 anos, e Ho Van Lang, idade não divulgada, fugiram para a floresta em 1971 após sua casa ser bombardeada durante a guerra do Vietnã.

O bombardeio provocou a morte da mãe de Lang e de outras duas crianças, mas o filho caçula conseguiu sobreviver, segundo a imprensa local.

Ho Van Thanh e Ho Van Lang viviam em uma cabana feita de madeira que eles construíram em uma árvore. Foi neste local que as autoridades encontraram os dois, segundo o jornal vietnamita "Thanh Nien".

A equipe foi obrigada a entrar 40 km mata adentro na província de Quang Ngai para encontrar os dois vietnamitas. Com eles foram encontrados armas e utensílios artesanais que eram usados para trabalhos no local. Thanh e Lang vestiam tangas feitas com fibras vegetais.

Em torno da casa na floresta, os dois cultivavam uma pequena horta, incluindo tabaco, que eles fumavam. Eles também procuravam frutas em árvores da região e caçavam.

No local também foi encontrado um uniforme militar que pertencia a Ho Van Thanh.

O filho caçula de Thanh se salvou do bombardeiro e viveu com parentes. Em 1983, ele conseguiu encontrar os dois com a ajuda de um tio. No entanto, apesar da insistência, o filho não conseguiu convencer o pai e o irmão a abandonar a floresta e voltar para a civilização.

O filho caçula voltou várias vezes desde então, inclusive acompanhado por autoridades, na tentativa de convencer os parentes. Ele também levava roupas e coisas difíceis de encontrar no local, como azeite e sal.

Thanh e Lang sempre se negaram a regressar e se escondiam quando tentavam agarrá-los para trazer à civilização.

Na quarta-feira (7), Ho Van Thanh, já fraco demais para andar sem ajuda, teve que ser carregado e voltou à civilização. (Com Efe)