Topo

Dilma "faz pacto" com papa para não ter "a mão de Deus" na Copa

O papa Francisco foi presenteado pela presidente Dilma Rousseff com camisa da seleção brasileira e uma bola autografada - Roberto Stuckert Filho/PR
O papa Francisco foi presenteado pela presidente Dilma Rousseff com camisa da seleção brasileira e uma bola autografada Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR

Do UOL, em Brasília

21/02/2014 17h28Atualizada em 21/02/2014 18h07

Após encontro com o papa Francisco no Vaticano nesta sexta-feira (21), a presidente Dilma Rousseff disse que fez um apelo ao pontífice para que "Deus não empurrasse a bola de ninguém" na Copa do Mundo, referindo-se à rixa entre Brasil e Argentina no futebol.

"Nós falamos a respeito dessa questão que, sempre que brasileiros e argentinos se encontram e falam sobre a Copa é tocada: a questão de quem ganha a Copa do Mundo. A única coisa que eu pedi era que a neutralidade fosse mantida por parte do Santo Padre e assim a ‘Mão de Deus’ não empurrasse a bola de ninguém", afirmou.

O comentário da presidente faz referência a um episódio polêmico na Copa de 1986 em que o craque argentino Diego Maradona fez um gol contra a Inglaterra com a ajuda da mão. Depois, questionado, respondeu que havia sido a "mão de Deus".

Dilma deu de presente ao papa Francisco uma bola autografada por Ronaldo e uma camisa da seleção autografada pelo Pelé. Dilma também entregou ao pontífice uma coleção de livros sobre a história dos jesuítas no Brasil.

A petista contou que convidou Francisco para voltar ao Brasil para a Copa do Mundo, mas que considera improvável que ele venha para os jogos. Ela disse ainda que pediu ao papa que enviasse um pronunciamento a respeito do tema da Copa, que será sobre a paz e contra o racismo.

Ela viajou à Europa para assistir ao consistório de Dom Orani Tempesta, recém-nomeado cardeal pelo papa.

Durante a viagem, a presidente também deverá ter um encontro com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, em que deverão ser tratadas questões econômicas. Ela disse, porém, que, como amanhã deverá acontecer a mudança de primeiro-ministro italiano, a reunião ainda não está confirmada na agenda de Napolitano.
 
A presidente ganhou um terço, uma imagem de um anjo e uma medalha do papa Francisco.