Vaticano tem maior consumo de vinho per capita no mundo, diz pesquisa
Uma pesquisa feita pelo Instituto do Vinho, na Califórnia (EUA), mostra que o Vaticano consome mais vinho per capita do que qualquer país no mundo. Considerando a população do Estado, a média ficou em 74 litros de vinho por cidadão em 2012, o que daria em torno de 98 garrafas (do tamanho padrão) para cada um –ou oito por mês.
Não é possível associar os números às celebrações pelo novo papa, uma vez que o argentino Francisco só assumiu o papado em 2013. Além disso, segundo disse o colunista Michael Winterbottom, de uma publicação católica, ao jornal “The Guardian”, as cerimônias religiosas que envolvem vinho são minoria.
“Na maioria das vezes, não há vinho com a comunhão”, ele afirmou. E o vinho utilizado não é comprado em lojas comuns, deve ser feito de uvas puras, sem ser misturado a outras substâncias, segundo o especialista.
Então, como explicar tamanho volume alcoólico no Vaticano, cuja população é de 800 pessoas?
A imprensa italiana presume que o segredo esteja em um supermercado, instalado na Cidade do Vaticano, que estaria cobrando impostos mais baixos de seus clientes --nem todos moradores do local--, mas isso não é confirmado.
Outros que também estão na lista dos maiores consumidores de vinho são Luxemburgo (56 litros per capita) e Andorra (46 litros per capita), de pequenas populações. Pode ser que o tamanho desses países esteja distorcendo as estatísticas, já que a pesquisa divide a quantidade de litros pela população inteira (não descartando menores de idade, por exemplo). No Vaticano, não há crianças, somente adultos.
Ainda assim, outra questão a ser respondida (ou investigada): entre 2011 e 2012, enquanto Bento 16 ainda era o papa, o consumo de vinho teve aumento de cerca de 20% no Estado. Seu último ano não deve ter sido mesmo dos mais fáceis...
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.