Topo

Busca aérea do avião desaparecido da Malaysia Airlines é retomada

Do UOL, em São Paulo

08/03/2014 23h42

A busca aérea do avião da companhia Malaysia Airlines desaparecido com 239 ocupantes foi retomada neste domingo (9, data local) com as primeiras luzes do dia, enquanto o rastreamento marítimo continuou por toda a noite na zona do Golfo da Tailândia onde se acredita que o Boeing 777-200 tenha caído.

Onde fica a Malásia

"Já se passaram mais de 24 horas desde a última vez que houve contato com o [voo] MH370. A operação de busca e resgate ainda não descobriu o que aconteceu com o avião", divulgou a Malaysia Airlines em seu último comunicado.

A companhia aérea e as autoridades malaias evitam confirmar o acidente, que, segundo a marinha vietnamita, aconteceu a cerca de 300 quilômetros ao sul da ilha de Tho Chu.

Um avião do Vietnã avistou no sábado (7) à tarde, antes que serem canceladas as operações aéreas por falta de luz, duas manchas de óleo ao sul de Tho Chu que se assemelhariam ao resíduo que o carburante da nave desaparecida deixaria em seu trajeto.

Equipes de Malásia, Cingapura e Vietnã colaboram na busca, enquanto a China mantém oito navios em alerta para colaborar, além de uma pequena frota aérea preparada para decolar.

O destróier americano USS Pinckney, que transporta dois helicópteros MH-60R que equipados para resgate e busca, estava no mar da China Meridional e deve chegar hoje à região.

Estados Unidos também enviou um avião de vigilância naval P-3C para colaborar na busca.

O voo MH370 saiu de Kuala Lumpur às 00h41 (local, 13h41 de sexta-feira em Brasília) e a chegada em Pequim estava prevista para seis horas mais tarde, mas a aeronave perdeu o contato com a torre de controle de Subang às 02h40 (local).

O aparelho transportava 239 pessoas de 14 nacionalidades: 227 passageiros, incluídos dois menores, e uma tripulação de 12 malaios.

Os restos do avião ainda não terem sido encontrados deu margem para especulações sobre a causa do acidente, e até de que pudesse ter sido um ato terrorista.

Está sendo investigada, inclusive com a participação de autoridades americanas, a possibilidade de dois passageiros terem embarcado com passaportes roubados: um italiano e outro austríaco, roubados na Tailândia.

O diretor da Administração da Aviação Civil do Vietnã, Lai Xuan Thanh, acha "estranho" que o equipamento eletrônico do avião daa Malaysia Airlines não tivesse enviado automaticamente sinais por satélite. (Com Efe)