Papa pede perdão a vítimas de abuso sexual por padres católicos
O papa Francisco rezou nesta segunda-feira (7) uma missa com seis vítimas de abusos sexuais por padres católicos. Diante delas, ele pediu várias vezes perdão e se comprometeu a não tolerar e a reparar a situação. Foi a primeira vez que o papa se reuniu no Vaticano com vítimas de abusos por religiosos.
"Humildemente peço perdão", disse o papa argentino, ao reconhecer que os líderes da igreja "não responderam adequadamente às denúncias de abuso apresentadas por familiares e por aqueles que foram vítimas do abuso".
As três mulheres e os três homens foram abusados na Alemanha, na Irlanda e no Reino Unido quando eram crianças ou adolescentes. Após a homilia, o papa conversou com eles individualmente, em uma reunião que durou quase quatro horas, permanecendo cerca de 30 minutos com cada um.
Ele continuou com um discurso forte, afirmando que esses abusos em crianças e os suicídios causados por eles "pesam no meu coração, na minha consciência e na consciência de toda a igreja".
A homilia do papa fez com que as vítimas chorassem e comovessem o pontífice. "Esse choro é de uma dor profunda, um sofrimento por muito tempo escondido, dissimulado na cumplicidade que não tem como explicar", disse Francisco.
Ele pediu para que a igreja e as pessoas ajam com mais efetividade, afirmado que "aqueles que estão chorando, estão contagiando nossa consciência sobre esse crime que é um grave pecado".
Mensagem de esperança
O porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, avaliou posteriormente com a imprensa que a mensagem do papa "é uma mensagem de esperança e de coragem, dirigida a todas essas pessoas que sofreram abusos no mundo todo porque, infelizmente, é um problema que aconteceu em muitos lugares".
E em relação às seis vítimas presentes na homilia, Lombardi explicou que o Vaticano optou por um número reduzido para que Francisco pudesse conversar pessoalmente com cada um deles.
O porta-voz não excluiu que no futuro possam acontecer outros encontros deste tipo entre o papa e vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.