Topo

Ataque de Israel contra hospital em Gaza deixa pelo menos 5 mortos

Funcionário palestino inspeciona os danos no hospital Al-Aqsa na faixa de Gaza; ataque israelense matou ao menos 4 - Mohammed Abed/AFP
Funcionário palestino inspeciona os danos no hospital Al-Aqsa na faixa de Gaza; ataque israelense matou ao menos 4 Imagem: Mohammed Abed/AFP

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 10h42Atualizada em 21/07/2014 19h47

Pelo menos cinco pessoas morreram e setenta ficaram feridas em um ataque com artilharia das Forças Armadas de Israel contra um hospital na zona central de Gaza, informaram fontes médicas e testemunhas. 

Israel, por sua vez, anunciou que sete soldados israelenses foram mortos nas últimas 24 horas em confrontos com o Hamas -- sem divulgar, porém, em que circunstâncias. 

Um médico afirmou que houve 12 disparos de mísseis contra o hospital Al Aqsa na cidade de Deir el-Balah, atingindo a unidade de terapia intensiva e o departamento cirúrgico. Segundo a Associated Press, metade dos feridos eram funcionários do hospital.

Fayez Zidane, médico no hospital, afirmou que os disparos atingiram os terceiro e quarto andares, bem como a recepção.

O Exército de Israel afirmou que está apurando o caso. Na semana passada, o hospital Shifa, em outra região de Gaza, havia sido bombardeado.

Mapa Israel, Cisjordânia e Gaza - Arte/UOL - Arte/UOL
Mapa mostra localização de Israel, Cisjordânia e Gaza
Imagem: Arte/UOL

O distrito de Al Aqsa foi um dos visitados pelo papa Francisco quando ele esteve na Terra Santa no fim de maio

No domingo, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) pediu "a imediata cessação de hostilidades" na faixa de Gaza e expressou sua "séria preocupação" com a escalada da violência na região.

Desde o dia 8 de julho, mais de 500 palestinos já morreram, incluindo cerca de 100 crianças, e cerca de 3.000 ficaram feridos no conflito em Gaza. O número de mortos aumentou depois do massacre de Shejaiya, neste sábado, o dia mais sangrento.

São 27 os israelenses mortos nos conflitos até o momento. O governo de Israel desmentiu o sequestro de um soldado por parte do Hamas. 

O ministro israelense da Defesa, Moshé Yaalon, disse que a "operação continuará até que seja retomada a calma" no sul do país e não excluiu  confirmou que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, está a caminho do Oriente Médio para possíveis tentativas de negociações no conflito entre israelenses e palestinos.

Em comunicados divulgados nesta segunda, vários líderes do Hamas reiteraram sua intenção de seguir adiante com sua luta armada para resistir à ofensiva militar que Israel iniciou em 8 de julho, e que a comunidade internacional procura interromper.

Obama

Em discurso nesta segunda, o presidente dos EUA, Barack Obama,  confirmou que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, está a caminho do Oriente Médio para possíveis tentativas de negociações no conflito entre israelenses e palestinos.

Obama voltou a dizer que "Israel tem o direito de se defender dos foguetes e túneis usados pelo Hamas" para atacar seu território, mas ressaltou que tem "sérias preocupações com o aumento de mortes de civis palestinos e de israelenses" em meio ao conflito que agora está em seu 14º dia.

De acordo com ele, o secretário Kerry vai se encontrar com aliados e parceiros para tentar um imediato fim das "hostilidades" na região. (Com agências internacionais)