Topo

Trégua em Gaza é prorrogada por mais 24 horas

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 18h10

A trégua humanitária na faixa de Gaza foi prorrogada por 24 horas para que as delegações de Israel e de palestinos possam continuar a negociação de um cessar-fogo no Cairo, Egito. A informação foi dada por Gamal Shobky, embaixador da Autoridade Nacional Palestina enviado ao país.

A trégua atual, estabelecida há cinco dias, terminaria à meia-noite do horário local (18h de Brasília) nesta segunda-feira (18). Izat Arashaq, oficial sênior do Hamas, confirmou a extensão da trégua. Oficiais do alto comando israelense, que não tiveram a identidade citada, também confirmaram a prorrogação por 24 horas à "Reuters" e "AFP".

De acordo com o site israelense “Haaretz”, é provável que um acordo definitivo de cessar-fogo exclua questões de maior discordância entre os grupos palestinos e o governo Israel. A discussão desses pontos “poderá ser postergada para negociações futuras".

Mais cedo, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel estava “preparado para qualquer eventualidade” e ameaçou atacar "com força" se os disparos de foguetes palestinos forem retomados, pouco antes do fim de um cessar-fogo em Gaza.

Por sua vez, o grupo palestino Hamas elogiou a decisão da União Europeia de vetar a compra de produtos israelenses cultivados ou fabricados nas colônias, ilegais segundo o direito internacional. (Com CNN e Haaretz)