Topo

Livro dos recordes confirma americano de 95 anos como piloto mais velho do mundo

Peter Weber Jr. empurra seu avião depois de um voo sobre Placerville, na Califórnia - AP
Peter Weber Jr. empurra seu avião depois de um voo sobre Placerville, na Califórnia Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 17h42

O aposentado americano Peter Weber Jr., 95, recebeu nesta quinta-feira (16) a confirmação do "Livro dos Recordes" de que é o mais velho piloto ativo do mundo.

Os analistas do "Guinness" disseram que o voo feito por Weber em março deste ano em Placerville, no Estado americano da Califórnia, o qualificou como o mais longevo piloto com licença vivo. Ele estava oficialmente com 95 anos, quatro meses e 23 dias no momento do voo.

Antes de Weber, o piloto mais velho do mundo era Cole Kugel. Ele vivia em Longmont, no Estado do Colorado, e voou pela última vez em 2007, com 105 anos. Kugel morreu no mesmo ano.

Weber enviou um vídeo, fotografias, nomes de testemunhas e uma história do jornal "Sacramento Bee" sobre seu voo de qualificação em 30 de março para a equipe de gerenciamento de registros do "Guinness" como a documentação de sua façanha.

"Em breve, você receberá o certificado do Livro dos Recordes pelo correio", dizia o e-mail enviado pela empresa para Weber na última terça-feira (14).

Weber estava ansioso sobre se ele iria definir o recorde, mas estava confiante de que seu pacote de qualificação fora bem avaliado. "Estou apavorado", disse ele. "Estou recebendo todos os tipos de telefonemas, e-mails e todas essas coisas."

16.abr.2015 - Peter Weber Jr. coloca fones de ouvido em seu avião depois de um voo sobre Placerville, no Estado da Califórnia - AP - AP
Imagem: AP