Policiais dos EUA fizeram foto com negro como se ele tivesse sido caçado
A foto foi tirada há mais de dez anos, mas só veio a público nesta quarta-feira (27), e é estarrecedora: dois policiais brancos seguram rifles como se tivessem caçado um homem negro, deitado no chão, entre os dois, com chifres de um veado sobre sua cabeça.
De acordo com reportagem do jornal britânico “Guardian”, os policiais de Chicago, Illinois (EUA), não estão mais na ativa: um deles foi preso anos atrás, e o outro foi demitido recentemente.
A fotografia, mantida em segredo por muito tempo, foi tirada entre 1998 e 2003, em uma delegacia da cidade. Revelada agora por um juiz do Estado, ela havia sido encaminhada à polícia pelo Ministério Público Federal em 2013.
Jerome Finnigan, à esquerda, foi demitido bem antes de a foto ser levada à investigação. Ele foi condenado a 12 anos de prisão em uma instituição federal por outros motivos: sonegação de impostos e roubo.
Timothy McDermott’s, o outro policial, foi demitido em 2014 por causa da fotografia com a prova do abuso. Ele pediu ao juiz que a imagem fosse mantida em sigilo e está contestando, na Justiça, sua demissão.
Coincidência ou não, a delegacia onde o caso aconteceu fica a menos de um quilômetro de distância da unidade policial de Homan Square, local onde, no começo deste ano, policiais teriam violado direitos civis de presos e praticado tortura, tema investigado pelo “Guardian”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.