Topo

Nova Zelândia dá 40 opções para a população mudar a bandeira

Do UOL, em São Paulo

10/08/2015 17h57

As bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia são muitas vezes confundidas, já que são quase idênticas (a única diferença são as estrelas). Mas isso está perto de mudar. Um painel independente, responsável pela escolha da nova bandeira da Nova Zelândia, divulgou nesta segunda-feira (10) as 40 "semi-finalistas" ao público.

Elas foram escolhidas entre as mais de 10.300 sugestões enviadas pela população. Das 40 opções, quatro serão selecionadas, votadas pela populaão e, em março do ano que vem, a preferida passará por referendo em disputa com a atual bandeira.

A maior parte das opções mantêm a constelação do Cruzeiro do Sul ou referências à ela. Muitas delas também incluem a flâmula com folha de samambaia, planta típica e símbolo do país. Outras exibem o koru, forma espiral que representa o broto da samambaia.

A surpresa é que apenas uma das opções incorporou a Union Flag (como é conhecida a bandeira britânica). Parte da população da Nova Zelândia considera a atual bandeira uma referência do passado colonial britânico.

O governo defende a mudança do símbolo do país, ainda que muitos critiquem os curtos envolvidos na troca da bandeira: pelo menos 26 milhões de dólares neozelandeses (cerca de R$ 59,5 milhões).

A discussão sobre a mudança da bandeira dos países colonizados pelo Reino Unido não é nova: em 1965, o Canadá retirou as referências à bandeira britânica e adotou a bandeira vermelha e branca.