Topo

Com apoio da ONU, garota de Valinhos (SP) arrecada brinquedos para refugiados

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas

30/09/2015 16h07

Milhares de brinquedos, livros, desenhos e cartinhas de boas vindas serão entregues a crianças refugiadas que vivem no Brasil nos próximos dias.

Isso vai acontecer graças ao esforço de uma estudante de Valinhos (a 89 km de São Paulo) que fez uma campanha de arrecadação com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas).

Ingrid Soto, de apenas 13 anos, foi selecionada para participar do projeto "A volta ao mundo em uma mochila", cujo objetivo é levar alegria aos que deixaram seu país de origem por causa da guerra.

Estudante de uma escola municipal, desde muito cedo a adolescente promove ações de arrecadação de brinquedos para crianças refugiadas, mas este ano a campanha tem sido especial porque ela foi escolhida pela entidade para participar do projeto depois de enviar uma carta oferecendo ajuda.

A ação trata de uma "mochila gigante" que percorre vários países para arrecadar brinquedos para crianças refugiadas. Mas a repercussão da campanha foi tão grande na região que ao invés de uma mochila, Ingrid conseguiu arrecadar um caminhão de brinquedos.

"Nunca esperava receber tantas doações. Não imaginava quanto amor as crianças doariam! Essas doações estarão trazendo de volta um sorriso. Assim, essas crianças que tiveram de deixar seus países por causa da guerra, verão que são queridas e amadas por todo mundo", disse a adolescente.

Ingrid Soto - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ingrid tem apenas 13 anos, mas encabeçou campanha de arrecadação de brinquedos para refugiados
Imagem: Arquivo pessoal

O destino final das doações costuma ser a Jordânia, onde os presentes são entregues para crianças refugiadas do conflito na Síria, mas os que foram arrecadados pela Ingrid na região serão encaminhados para aquelas que chegaram com suas famílias ao Brasil.

Além da arrecadação dos presentes, desde os 10 anos, Ingrid compõe músicas sobre paz e estuda os conflitos no Oriente Médio e a situação de refugiados para poder ajudar.

A mãe da estudante, Carolina Soto, diz que sempre apoiou a filha, mas que a iniciativa sempre foi da menina. "Me sinto muito honrada. Desde os 10 anos ela faz campanha para crianças refugiadas e a iniciativa foi dela. Ninguém impôs nada. A gente só apoia as decisões", disse.

A menina chegou a pedir, na carta, uma cadeira na cúpula da ONU para ajudar os adultos a resolverem os problemas dos conflitos. A mãe conta que ela despertou para a causa ao assistir noticiários sobre o tema.

Também aos 10 anos, ela compôs sua primeira canção "Paz e União", enviada à entidade junto com projetos que pretende desenvolver. Desde então, a adolescente faz questão de atuar em causas nobres e já foi convidada para participar como especialista em debates mundiais, como Rio+20, Pequim+20 e Conexões Globais.

Mas o principal objetivo de Ingrid é se tornar embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), aos 15 anos. "Esse é meu maior objetivo, depois de ajudar as crianças e cantar", concluiu Ingrid.

Agora, a estudante vai reunir os brinquedos que chegaram de diversas partes da região. A data para entrega dos presentes ainda não está definida, mas deve começar em São Paulo e depois seguir para outros Estados do país.