Topo

Suíça aumenta nível de alerta e busca supostos terroristas

Forças de seguranças montam guarda diante da sede da ONU em Genebra, na Suíça - Salvatore Di Nolfi/Keystone via AP
Forças de seguranças montam guarda diante da sede da ONU em Genebra, na Suíça Imagem: Salvatore Di Nolfi/Keystone via AP

Do UOL, em São Paulo

10/12/2015 09h45

A polícia da Suíça aumentou nesta quinta-feira (10) o nível de alerta de segurança em Genebra e seus arredores e lançou uma operação de busca por supostos terroristas na região de Genebra. 

A cidade europeia é sede de importantes organismos internacionais, como a ONU. Nesta quinta, os vencedores dos Nobel de 2015 receberiam os prêmios.

"Em meio às investigações sobre os atentados de Paris, no plano internacional e nacional, a polícia de Genebra e seus colaboradores buscam ativamente várias pessoas" por indicação do governo (federal), diz um comunicado do Departamento de Segurança de Genebra. A operação visa "localizar e prender esses indivíduos".

"Passamos de uma ameaça vaga para uma ameaça precisa", assinalou a porta-voz do Departamento de Segurança, Emmanuelle Lo Verso.

Os atentados terroristas de Paris, em 13 de novembro, deixaram 130 mortos. O Estado Islâmico assumiu a autoria.

Pelo menos uma pessoa envolvida nos ataques em Paris --Salah Abdeslam-- está foragida. 

Nenhum evento de fim de ano foi cancelado até o momento na região. Entre as atividades previstas estão um desfile pelo centro da cidade de 800 pessoas com fantasias medievais, cavalos e carroças para comemorar a vitória sobre tropas de Saboia que tentavam invadir a cidade na noite do dia 11 a 12 de dezembro de 1602.

Esse desfile é acompanhado a cada ano por milhares de espectadores. Por isso, as autoridades decidiram aumentar o número de patrulhas que vigiarão o percurso. Além disso, a segurança foi reforçada nas imediações das várias organizações internacionais. (Com agências internacionais)