Homens atacam hotel na costa do mar Vermelho no Egito

Do UOL, em São Paulo

  • Efe

Homens armados com facas atacaram turistas na entrada de um resort egípcio no mar Vermelho na cidade de Hurghada, nesta sexta-feira (8). Os atiradores chegaram pelo mar ao hotel Bella Vista. 

Segundo a AFP, três turistas ficaram levemente feridos --um sueco e dois austríacos. Um dos atacantes foi morto e o outro foi seriamente ferido pela polícia. Hurghada fica a 451 km do Cairo.

Mais cedo nesta sexta, o Estado Islâmico reivindicou um ataque ocorrido na quinta (7) no Egito contra um ônibus de turistas israelenses perto de um hotel do Cairo, um atentado descrito pelas autoridades como um ato de vandalismo que não fez vítimas.

Fontes de segurança disseram que os turistas eram árabes israelenses. Ninguém ficou ferido e autoridades egípcias disseram que o ataque visava forças de segurança.

Um avião de passageiros russo caiu no Sinai em outubro, matando todas as 224 pessoas a bordo, a maioria das quais eram turistas que voltavam para casa a partir do resort do mar Vermelho de Sharm al-Sheikh.

O Egito disse que não encontrou nenhuma evidência de terrorismo no acidente, mas a Rússia e os governos ocidentais disseram que o avião provavelmente foi derrubado por uma bomba, e o Estado Islâmico alegou que tinha contrabandeado explosivos a bordo.

O turismo é um dos pilares da economia egípcia, mas tem sido duramente atingido por anos de turbulência política. O Egito é palco de ataques desde que o Exército depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi em 2013, mas estes visam principalmente as forças de segurança e são reivindicados por grupos jihadistas que dizem agir em retaliação pela repressão dos pró-Mursi. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos