Hotel de Cristina Kirchner pega fogo em Calafate, na Argentina

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter/@fierrerodealma

O hotel Alto Calafate, um dos empreendimentos da rede turística da ex-presidente Cristina Kirchner teve nesta quarta-feira (13) um princípio de incêndio. A informação foi divulgada pela imprensa argentina.

As chamas teriam começado na área de funcionários do hotel. Segundo a polícia, a causa seria um curto-circuito e os danos foram parciais, apenas na parte traseira do hotel. Ainda não há informações sobre hóspedes brasileiros.

A propriedade é parte de uma investigação de lavagem de dinheiro envolvendo a família Kirchner. A denúncia afirma que o hotel Alto Calafate, controlado pela empresa Hotesur, poderia ser um alojamento "fantasma" usado então por Cristina e seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, para fazer negócios irregulares junto com o empresário Lázaro Baez, investigado pela Justiça. As denúncias citam ainda o registro de hóspedes que nunca estiveram no hotel, cujas diárias teriam sido pagas por empresas ligadas ao então governo Kirchner.

Cristina, que deixou a presidência no mês passado, está descansando na cidade.

Hóspedes fantasmas

A companhia aérea Aerolíneas Argentinas, estatizada por Néstor Kirchner, é uma das citadas nos pagamentos. Ela teria bancado 35 mil diárias desde 2008 no Alto Calafate, gastando cerca de US$ 2,5 milhões em quartos para sua tripulação no estabelecimento de luxo. O jornal local "Clarín", destacou que seis funcionários da companhia teriam que ter dormido durante os sete dias da semana por 15 anos para atingir o valor gasto no local em pouco mais de seis anos. A investigação apontou que houve dias em que a empresa contratou 20 quartos para seis empregados.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos