Turquia diz ter detido e deportado para Bélgica um dos autores de atentados
Um dos homens-bomba que participaram nos atentados terroristas na Bélgica foi preso em junho de 2015 no sul da Turquia, deportado no mês seguinte e depois colocado em liberdade pelas autoridades belgas, afirmou nesta quarta-feira (23) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
"Um daqueles que participaram no ataque a Bruxelas foi preso em junho de 2015 em Gaziantep [na fronteira com a Síria]. Ele foi expulso em 14 de julho de 2015", declarou Erdogan à imprensa.
Segundo o mandatário, Ancara havia alertado Bruxelas sobre a captura de um "combatente estrangeiro", que provavelmente se juntaria ao Estado Islâmico na Síria.
Mas a Bélgica o soltou por não ter encontrado evidências de que ele teria ligações terroristas, disse Erdogan.
Mais tarde, a Presidência turca identificou Ibrahim El Bakraoui, que se explodiu no aeroporto Zaventem, como a pessoa deportada pela Turquia, disse a BBC
Khalid, irmão de Ibrahim, se explodiu na estação Maalbeek de metrô.
Durante buscas após os atentados, policiais encontraram um laptop e uma carta suicida de Ibrahim. Na carta, ele reclamava da vida de perseguição e falava do risco de ir parar numa prisão. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.