Atirador abre fogo em cinema na Alemanha e é morto pela polícia

Do UOL, em São Paulo

Um homem vestindo uma máscara abriu fogo dentro de um cinema na pequena cidade de Viernheim, próximo a Frankfurt (Alemanha), e foi morto numa ação da polícia nesta quinta-feira (23). Terrorismo foi descartado.

Segundo o Ministério do Interior do Estado de Hesse, o homem foi morto por membros das forças especiais alemãs quando resistiu à prisão.

"O agressor estava no Cineplex e dava a impressão de estar perturbado (...), ele foi combatido e foi assim que morreu", indicou o ministro do Interior, Peter Beuth, ao Parlamento regional.

Sua identidade e as motivações para o ataque ainda são desconhecidas. 

De acordo com a agência de notícias DPA, fontes da segurança asseguraram que não há "nenhuma ligação com o terrorismo".

Jornais locais informaram que entre 25 e 50 pessoas teriam ficado feridas, a maioria delas por intoxicação por gás lacrimogêneo, mas as autoridades locais negaram. Não está claro se quem usou o gás foi o atirador ou os policiais.

Quatro tiros

O ataque ocorreu pouco antes das 15h (horário local). O complexo de cinemas Kinopolis fica dentro de um shopping center.

O homem mascarado portava uma "cartucheira" em torno do ombro quando entrou no cinema às 15h (10h de Brasília), disparando para o ar, de acordo com estes meios.

"Uma chamada de emergência foi feita às 14h45 (...) informando que um homem armado tinha entrado" no cinema, indicou o ministro Peter Beuth, afirmando que "quatro tiros foram disparados".

De acordo com informações da agência alemã DPA, o atirador provavelmente agiu sozinho e não era um terrorista. Uma porta-voz da polícia afirmou que pessoas mantidas reféns foram liberadas sem ferimentos.

Viernheim é uma cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, situada a 75 km de Frankfurt, uma das principais metrópoles do país. 

A Alemanha está em alerta contra terrorismo desde os atentados de Paris, em novembro de 2015. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos