24 horas: baladeiros aproveitam novo horário do metrô londrino

Em Londres

  • Daniel Leal-Olivas/AFP

    Homem dorme no chão do vagão do metrô londrino no primeiro dia do "Night Tube"

    Homem dorme no chão do vagão do metrô londrino no primeiro dia do "Night Tube"

Com quase um ano de atraso, o metrô londrino inaugurou nesta sexta-feira seu serviço noturno, uma promessa do ex-prefeito Boris Johnson da qual são esperadas importantes repercussões econômicas.

Até agora, o metrô mais antigo do mundo, que começou a funcionar em 1863, parava de rodar por volta da meia noite durante a semana e uma hora mais tarde nos fins de semana. A partir de agora, algumas linhas funcionarão 24 horas por dia na sexta-feira e no sábado, com um trem a cada dez minutos.

O "Night Tube" inclui primeiro duas linhas, a Central e a Victoria, que atravessam a capital britânica de leste a oeste e de norte a sul. O serviço será ampliado progressivamente no próximo outono às linhas Jubilee, Northern e Piccadilly.

Daniel Leal-Olivas/AFP
Garotas tiram 'selfie' em frente ao logo do "Night Tube"
 A mudança, prevista inicialmente para 12 de setembro de 2015, por ocasião da Copa do Mundo de Rugby, foi adiada devido à oposição dos funcionários do serviço de transporte público londrino por seu potencial impacto nas condições de trabalho e por dúvidas sobre sua segurança.

Neste sentido, a polícia britânica anunciou a mobilização de 100 agentes adicionais nas 144 estações de metrô que permanecerão abertas a noite toda.

O novo prefeito trabalhista de Londres, Sadiq Khan, de 45 anos, insistiu que o serviço da madrugada não beneficiará apenas os festeiros - e os "amantes das boates de meia-idade, como eu" - mas também os que trabalham à noite, como as "enfermeiras e os seguranças", assim como os turistas.

O serviço público de transporte londrino, TFL, destaca os benefícios econômicos para pubs, boates e casas de shows, e a eventual criação de quase 2.000 empregos.

Daniel Leal-Olivas/AFP
Jovens aproveitam o metro de Londres
A London First, uma organização que promove o dinamismo econômico de Londres, calcula que o serviço pode gerar até 77 milhões de libras (90 milhões de euros) de atividade para a cidade em 2029.

O metrô londrino transporta mais de um bilhão de passageiros por ano. A TFL estima em 180.000 o número de trajetos adicionais que serão realizados toda noite entre 00h30 e 06h00 da manhã, quando o "Night Tube" funcionar plenamente.

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