Topo

Gêmeos prematuros recém-nascidos são resgatados no Mediterrâneo

Médicos Sem Fronteiras
Imagem: Médicos Sem Fronteiras

Do UOL, em São Paulo

30/08/2016 15h57

Dois recém-nascidos, gêmeos prematuros com cinco dias de vida, estão entre os milhares de resgatados de duas embarcações que estavam à deriva no mar Mediterrâneo. Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, um dos meninos estava muito doente e foi levado para atendimento emergencial.

Os bebês estão entre os 6.500 migrantes resgatados na tentativa de alcançar a Itália na segunda-feira (29).  "A mãe estava viajando sozinha. Um dos meninos não estava passando bem, tinha vômitos, hipotermia e apatia", disse Antonia Zemp, líder da equipe médica do Dignity 1, que auxiliou no resgate.

Bebê prematuro resgatado no Mediterrâneo - Médicos Sem Fronteiras - Médicos Sem Fronteiras
Imagem: Médicos Sem Fronteiras
 

"Depois de uma primeira triagem, nossa equipe médica decidiu pedir uma transferência. A saúde do neném estava tão frágil que ele não resistiria à longa viagem para a Itália em nosso navio. Transferimos a mãe e os gêmeos para outra embarcação que poderia levá-los mais rapidamente até a costa."

Os bebês nasceram prematuramente durante a viagem da mãe, em sua tentativa de chegar à Europa, e foram encontrados em um barco superlotado, com centenas de outros imigrantes.
De acordo com a Guarda Costeira italiana foram realizadas na segunda-feira 40 operações de resgate lideradas por diversas organizações.

Os profissionais de saúde dos Médicos Sem Fronteiras prestaram cuidados aos migrantes com sintomas como diarreia sanguinolenta, desidratação, febre, hipotermia e doenças de pele. Das 435 pessoas recebidas a bordo, 353 eram homens e 82, mulheres. O grupo tinha ainda 13 crianças menores de 5 anos e 110 menores de idade, 92 deles desacompanhados.

Pelo menos 3.167 pessoas já morreram tentando atravessar o Mediterrâneo neste ano, segundo a Organização Internacional para Migrações (OIM) e do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur).

Bebê prematuro resgatado no Mediterrâneo - Médicos Sem Fronteiras - Médicos Sem Fronteiras
Imagem: Médicos Sem Fronteiras

As saídas dos migrantes de Líbia acontecem em ondas, com uma concentração das operações quando o mar está calmo e o vento do sul empurra as precárias embarcações para as águas internacionais. (Com agências internacionais)

Itália resgata número recorde de imigrantes no mar Mediterrâneo

Band News