"Obama nasceu nos EUA, ponto final", diz Trump

Do UOL, em São Paulo

O candidato republicano Donald Trump encerrou a polêmica sobre o local de nascimento de Barack Obama nesta sexta-feira (16), durante um evento de campanha em Washington. "Obama nasceu nos Estados Unidos. Ponto final", disse Trump. "Agora, vamos voltar a tornar a América forte e grande de novo", declarou, utilizando seu slogan.

Na sequência, ele disse que Hillary, adversária de Obama nas prévias democratas de 2008, iniciou a controvérsia sobre o local de nascimento de Obama. "E eu terminiei", disse Trump. 

Ao contrário do que afirma Trump, não há registro da campanha de Hillary em 2008, ou da então pré-candidata, ter colocado em dúvida a origem norte-americana do futuro presidente.

O empresário liderou uma campanha na época da reeleição de Obama, em 2012, para que o presidente provasse que havia nascido nos Estados Unidos --se tivesse nascido em outro país, Obama não poderia ser eleito presidente.

Filho de pai queniano e mãe americana, Obama nasceu no Havaí, onde os dois se conheceram. Ele divulgou sua certidão de nascimento em 2012, buscando encerrar a polêmica.

Trump, no entanto, levantou dúvidas sobre a veracidade do documento na época. A questão foi novamente levantada na última quinta, quando o republicano se recusou a responder à pergunta do jornal "Washington Post" sobre o local de nascimento de Obama.

Nesta sexta, Hillary criticou Trump por "não desistir da teoria da conspiração".  "Depois de oito anos, ele continua a não ver Obama como nosso presidente. Veja o quanto isso é perigoso. Imagine uma pessoa no Salão Oval [da Casa Branca] que divulga teorias da conspiração e se nega a desistir delas, independentemente dos fatos", disse Hillary, também em Washington.

Conheça algumas curiosidades sobre as eleições americanas

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos