Topo

Palestinos reagem a morte de Shimon Peres

Em foto de 2015, Shimon Peres (dir.) e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas (esq.) durante sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial, na Jordânia - Nasser Nasser/ AP
Em foto de 2015, Shimon Peres (dir.) e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas (esq.) durante sessão de abertura do Fórum Econômico Mundial, na Jordânia Imagem: Nasser Nasser/ AP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2016 08h20Atualizada em 28/09/2016 09h22

O presidente palestino Mahmoud Abbas afirmou nesta quarta-feira (28) que Shimon Peres foi um "sócio corajoso para a paz", ao assinar os acordos de Oslo com seu antecessor, Yasser Arafat, informou a agência oficial palestina Wafa.

Abbas enviou uma mensagem de condolências à família do ex-presidente israelense e Prêmio Nobel da Paz. O presidente da Autoridade Palestina afirmou ainda que "Peres fez esforços constantes e ininterruptos para alcançar a paz de Oslo até seu último suspiro".

Na faixa de Gaza, um porta-voz do movimento islamita Hamas, que controla o território, disse que "o povo palestino está feliz pela morte deste criminoso". "Shimon Peres foi um dos últimos fundadores israelenses da ocupação, sua morte representa o fim de uma era na história da ocupação israelense", disse Sami Abi Zuhri à agência de notícias AFP nesta quarta-feira.

Já o site da revista "a-Risala", ligada ao Hamas, publicou um detalhado perfil do ex-presidente israelense, mas de caráter apenas informativo, sem emitir opiniões.

Vencedor do Nobel da Paz em 1994, ao lado do também israelense Yitzhak Rabin e do palestino Yasser Arafat, ambos mortos, Peres tinha 93 anos e enfrentava problemas de saúde havia tempos.

Seu funeral será realizado na manhã da próxima sexta-feira (30), em Jerusalém, e deve contar com a presença de alguns dos principais líderes do mundo, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, François Hollande, da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, do príncipe Charles e do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. O casal Bill e Hillary Clinton também deve participar.

No entanto, o corpo começará a ser velado no Knesset, o Parlamento de Israel, a partir desta quinta-feira (29). A polícia de Jerusalém já está reforçando a segurança, prevendo uma grande multidão se deslocando ao Congresso para dar adeus ao ex-líder.

Também não faltaram mensagens de condolência pela morte do ex-chefe de Estado. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que teve a "sorte" de conversar diversas vezes com essa "pessoa extraordinária". "Em cada ocasião admirei sua coragem e patriotismo, a sabedoria e a capacidade de ir até o fim em questões complicadas", disse.

Já Obama declarou que Peres era a "essência de Israel" e elogiou seus esforços pela paz no Oriente Médio. "Uma luz se vai, mas a esperança que nos deu brilhará para sempre", acrescentou.

Nascido em 1923, em Wiszniew, na Polônia, Peres e sua família imigraram para a então Palestina Britânica. Sua carreira política começou em 1941 e durou quase sete décadas, durante as quais foi duas vezes primeiro-ministro pelo Partido Trabalhista e ministro em inúmeros governos.

Em 1993, foi um dos responsáveis pelo Acordo de Paz de Oslo, pelo qual ganhou, junto com o então premiê Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat, o prêmio Nobel da Paz em 1994. Presidente entre 2007 e 2014, Peres teve como um de seus últimos atos no cargo um encontro pela paz com o papa Francisco e Mahmoud Abbas no Vaticano. (Com as agências internacionais)