Terremoto sacode América Central e gera alerta de tsunami

Do UOL, em São Paulo

  • Inti Ocon/AFP

    Homem carrega balde em bairro de Bluefields, na Nicarágua, antes da passagem do furacão Otto

    Homem carrega balde em bairro de Bluefields, na Nicarágua, antes da passagem do furacão Otto

Um terremoto de magnitude 7,2 originado nesta quinta-feira (24) em El Salvador sacudiu grande parte da América Central e provocou um alerta de tsunami, informou o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais do país (MARN).

Ainda não houve relatos sobre vítimas ou danos materiais graves devido ao tremor, que aconteceu às 12h43 (hora local; 16h43 de Brasília) em Usulután, foi sentido em todo El Salvador e obrigou diversas instituições a esvaziar edifícios como prevenção contra possíveis desabamentos. O terremoto também foi sentido na Nicarágua e na Costa Rica.

Segundo o MARN, um tsunami com ondas de 30 centímetros a 1 metro de altura "pode gerar fortes e incomuns correntes oceânicas e inundações de menor consideração em praias, estuários e baías, áreas de portos e píeres".

Além disso, o órgão advertiu para o risco de inundações e danos em residências, restaurantes e hotéis próximos à costa.

O governo recomendou que a população se afaste de zonas litorâneas e vá, "se possível, em direção a regiões altas ou a qualquer lugar seguro fora da área de risco". Além disso, pediu que tripulantes de pequenas e médias embarcações "evitem zarpar nas horas seguintes ao terremoto".

Já a Nicarágua decretou estado de emergência em todo o país por estar sendo afetada pelo furacão Otto, de categoria 2, e sob alerta de um tsunami após o terremoto.

"Diante da emergência nacional gerada pelo furacão Otto e pelo terremoto que acaba de ter impacto em nosso litoral e com consequências imprevisíveis (...), declara-se estado de emergência nacional em todo o país", disse a primeira-dama e coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo. (Com agências internacionais)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos